Hoje vamos desmistificar um pouquinho sobre esta profissão, que envolve profissionais tanto do Jornalismo quanto das Relações Públicas: a Assessoria de Imprensa. Bom, vamos lá!
Assessoria de imprensa é uma área que busca criar uma boa relação entre instituições, mídia e público gerando, assim, mídia espontânea. Além disso, ela também é crucial no gerenciamento de crises, que nada mais é do que a crítica sofrida por agentes externos, como aconteceu com a Starbucks em 2018, que viu seu nome envolvido em um episódio um tanto indesejado.
Mas, não somente de problemas vive uma Assessoria de Imprensa. Sua atuação é fundamental também, por exemplo, para o lançamento de produtos. Então, além da divulgação, podemos citar a redução de custos como outra das vantagens de um bom relacionamento com veículos de comunicação, afinal, com uma boa estratégia, é possível conquistar um espaço na mídia que, de outra forma, custaria uma fortuna.
Aliás, mesmo com a evolução digital, a Assessoria de Imprensa segue sendo fundamental, principalmente pelo fato de os veículos de comunicação estarem presentes nas mídias digitais.
E o mais importante disso tudo: essa comunicação é mantida através de conteúdos de caráter editorial, que causam impactos na sociedade. Esse material, inclusive, deve ser de extrema qualidade e ter fontes confiáveis. Sendo assim, os Assessores de Imprensa tem a função e a obrigação de identificar informações da respectiva instituição, empresa, produto, enfim, para fazer com que a pauta possa interessar para os meios de comunicação, assim como para o seu público.
E ai? Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!
Beijinhos e até a próxima!