E vamos falar um pouco de Podologia Geriátrica?
Os pacientes idosos demandam um cuidado maior, por este motivo, em muitos casos, o atendimento e tratamento, geralmente é diferente do que é realizado em um paciente adulto saudável. Isso acontece devido a dois fatores essenciais.
O primeiro está diretamente relacionado ao envelhecimento, o que gera diversas alterações nos pés, pois na terceira idade, a pele resseca e perde a elasticidade, as unhas ficam grossas e porosas, as feridas não cicatrizam com facilidade e o andar torna-se inadequado, por exemplo. Essas e outras mudanças acontecem devido à limitada habilidade regenerativa nessa etapa da vida e às complicações de doenças como diabetes, obesidade, arteriosclerose e pressão alta.
O segundo fator envolve o psicológico do paciente. Ele pode omitir doenças no pé, usar enfermidades para atrair a atenção de familiares, dificultar o tratamento e a cura de podopatias, devido ao sentimento de incapacidade gerado por limitações físicas.
Abaixo, segue algumas perguntas e cuidados específicos que os idosos, cuidadores e seus familiares tem que ter ao cuidar dos pés. Vamos a elas?
– Como é feita a higienização dos pés de um idoso?
Em relação à limpeza, é importante sempre esfregar os pés com água e sabão neutro durante o banho – para evitar quedas, o idoso pode ter auxílio. Além disso, para evitar fungos e micoses, seque bem os pés após banhos e evite calçar sapatos com pés úmidos.
– Como cortar e lixar as unhas de pessoas na terceira idade?
Ao cortar as unhas dos idosos, fazê-lo em linha reta de forma que não encravem. Tenha o cuidado de manter certa distância da pele. Cortes muito rentes provocam lesões, que podem originar processos inflamatórios ou infecciosos. Não retirar as cutículas também é muito importante: elas evitam ferimentos e infecções.
– O que é a Avaliação de Retorno Sanguíneo?
Este exame é feito através de ultrassom com doppler e é um exame onde é possível verificar como o sangue está fluindo pelo sistema vascular de uma pessoa. Dessa forma, algumas doenças nos vasos arteriais e veias podem ser identificadas, como: aneurismas, trombose e varizes, por exemplo. O exame pode ajudar também a diagnosticar e tratar coágulos sanguíneos, má circulação do sangue no corpo e pode até mesmo evitar derrames.
– Como é dada a orientação para o uso de palmilhas?
O indicado é a avaliação da pisada e da caminhada do idoso, para que seja diagnosticado algum eventual problema ou alteração ligada à perda de equilíbrio (que acontece com frequência) e, em seguida, possa ser feita uma palmilha sob medida. A palmilha irá corrigir alguns problemas de equilíbrio, além de eventuais dores que possam dificultar a prática de atividade física.,
– Como é dada a orientação para uso de meias especiais para os idosos?
As meias especiais ou meias de compressão são a resposta para os idosos que necessitam de ajuda para a circulação sanguínea nas extremidades inferiores, que têm determinados problemas de saúde crônicos ou que sentem as pernas e os pés constantemente cansados.
– Qual o calçados adequados à situação do paciente idoso?
Os melhores modelos de sapatos para idosos são os ortopédicos, as sandálias com fecho, e os tênis. As sandálias ou chinelos sem fecho podem sair facilmente do pé e aumentar o risco de queda. Se o sapato estiver muito desgastado, ele pode apresentar um solado liso aumentando também o risco de queda.
Gostou? Então deixe aqui seu comentário…
Beijinhos e até a próxima!!!